Coleta botânica (Bairro Buriquis - Delfim Moreira/MG)
Resumo: as plantas são a base da vida nos ecossistemas naturais e, embora este contexto inclua o ambiente em que o ser humano se estabeleceu, tanto as plantas como os processos de interação animal-planta são cada vez menos percebidos. Em parte, isto se deve ao processo de urbanização, mas também devido aos hábitos culturais que distanciam o ser humano do contato direto com as plantas e os demais elementos da natureza. Nesse sentido, este projeto tem por objetivo dar subsídio ao processo de sensibilização ambiental por meio do melhor conhecimento sobre a vegetação dos espaços estudados e do seu estado de conservação. Para isto, faz-se necessário o levantamento básico de dados florísticos, bem como a classificação do estágio sucessional em que se encontram os trechos pesquisados.
Herborização dos espécimes coletados em campanha realizada no mês de junho de 2021 no trecho florestado da trilha da Travessia em Delfim Moreira - MG.
Mata Ciliar em avançado de regeneração e próximo à queda d’água, no trajeto florestado da trilha da Travessia em Delfim Moreira - MG.
Resultados preliminares (Trilha em Delfim Moreira - MG): durante o período de coleta, foram amostrados ao longo da trilha 76 espécies com flor, fruto ou outra estrutura reprodutiva. Estas estão distribuídas em 33 famílias botânicas (Figura), sendo três Gimnospermas (Araucariaceae, Podocarpaceae e Pinaceae), quatro Pteridophytas (Anemiaceae, Dennstaedtiaceae, Pteridaceae e Dicksoniaceae) e 25 Angiospermas.
Dentre as Gimnospermas, destaca-se a presença da Araucária angustifolia (Bertol.) Kuntze, símbolo da região e das florestas Ombrófilas Mistas no Brasil. Somado a esta, merece destaque o feto arborescente Dicksonia sellowiana Hook., conhecido como “Xaxim” ou “Samambaiaçu”. Essa espécie é protegida de corte e comumente encontrada em ambientes de maior umidade e em melhor estado de conservação.
Dentre as espécies com flores e frutos (Angiospermas), a família Rubiaceae merece maior destaque pelo maior número de espécies (9) em estado reprodutivo, seguida por Melastomataceae (7 espécies), Asteraceae (6 espécies), Euphorbiaceae (5 espécies), Poaceae (5 espécies), Acanthaceae (4 espécies), Piperaceae (4 espécies) e Fabaceae (3 espécies).
As demais 26 famílias de Angiospermas tiveram registradas 2 ou 1 espécie em estado reprodutivo apenas, sendo que uma ainda não teve a sua família botânica determinada.
É importante destacar, também, que houve uma espécie exótica: a Pinus elliottii Engelm., remanescente de um antigo plantio na região. Além disso, um pequeno povoamento da “Samambaia” Pteridium esculentum (G. Forst.) Cockayne foi encontrado, denotando estado de regeneração inicial em trechos pontuais da trilha.
Galeria do Projeto 3
Mata ciliar em avançado de regeneração e próximo à queda d’água - Trilha (Delfim Moreira - MG) | Herborização dos espécimes coletados em Trilha (Delfim Moreira - MG) | Dossel de trecho em estágio intermediário de regeneração - Trilha (Delfim Moreira - MG) |
---|---|---|
Indivíduo de Samambaiaçu, Dicksonia sellowiana Hook - Trilha (Delfim Moreira - MG) | Indivíduo de Samambaiaçu, Dicksonia sellowiana Hook - Trilha (Delfim Moreira - MG) | Indivíduo da família Orchidaceae amostrado em junho de 2021 - Trilha (Delfim Moreira - MG) |
Sub-bosque em trecho avançado de regeneração - Trilha (Delfim Moreira - MG) |