Entrevista com o Sr. Antônio Herculano
(Bairro Bicas - Delfim Moreira/MG)
Resumo: debates que envolvem história oral, cultura popular e salvaguarda do patrimônio têm tomado cada vez mais importância na agenda de gestores públicos e no desenvolvimento dos territórios rurais para o turismo sustentável. Entretanto, tais temas ainda mantêm uma frágil relação com planos de trabalho que envolvem meio ambiente, governança e comunidade. A partir disso, o projeto em tela tem por objetivo principal atuar na preservação das culturas locais e na documentação do patrimônio material e imaterial de áreas adjacentes às trilhas na natureza focalizadas pelo grupo TrilhaZ. A metodologia de trabalho, variável a partir da especificidade de cada caso, abrange entrevistas semiestruturadas, revisão bibliográfica e pesquisa documental em arquivos públicos e particulares. Como resultados esperados, prevê-se a criação de banco de dados com depoimentos de moradores e pessoas relevantes ligadas à cultura local, implantação de totens de interpretação histórico-cultural em trechos específicos de trilhas e geração de banco de textos e imagens de divulgação para toda a comunidade.
Entrevista com o Sr. Antônio Vicente
(Bairro Estância - Itajubá/MG)
Entrevista com o Sr. Antônio Herculano
(Bairro Bicas - Delfim Moreira/MG)
Resultados preliminares (Trilha em Delfim Moreira - MG): as trilhas na natureza podem ser vistas como uma das formas de promoção do turismo sustentável de uma cidade e, também, como espaço de educação e de pesquisa socioambiental. Nesse sentido, nas expedições de campo entre os meses de abril e julho de 2021, nossa equipe de trabalho esteve atenta aos dados e indícios que permitiram uma compreensão mais ampliada sobre nosso objeto de estudo.
Para conhecer os atributos culturais, sociais e históricos inerentes ao trecho de 7,9 km compreendido entre as Cachoeiras da Fazenda Boa Esperança e o Mirante do Balanço Infinito, em Delfim Moreira - MG, desenvolvemos buscas bibliográficas sobre livros, artigos e relatórios técnicos. Como a literatura escrita sobre o tema não é, necessariamente, científica, este trabalho de revisão se deu quase de forma artesanal: acionamos sites, arquivos pessoais e indicações feitas por moradores da cidade, professores e pesquisadores envolvidos com o tema, por meio do auxílio da equipe profissional da Prefeitura Municipal de Delfim Moreira. Nosso banco de dados compõe-se de várias referências de interesse público, as quais podem ser acessadas de maneira gratuita (clique aqui).
Além disso, a equipe ligada ao projeto de pesquisa em questão desenvolveu ao todo 19 entrevistas semiestruturadas com moradores locais e sujeitos relacionados diretamente à temática investigada. Desse total, cinco entrevistas foram feitas presencialmente e outras seis foram realizadas a distância (formato on-line, tendo quatro delas sido conduzidas sob a forma de grupo focal). Todas as entrevistas foram transcritas manualmente. Cada uma delas teve a duração aproximada de 40 minutos e contou com um roteiro de perguntas pré-estabelecido.
A organização dos dados coletados até aqui (entrevistas e revisão bibliográfica) corroborou para a criação de 11 categorias de análise, com temas que abordam tanto a história e a cultura local, como também o meio ambiente e os aspectos sociais inerentes ao campo de estudo. Os dados estão sendo usados para a elaboração de artigo científico e relatórios técnicos que serão futuramente apresentados à comunidade.