Projeto 3: Divulgação Botânica - Flora da Mantiqueira
Período: 01/04/2022 a 31/12/2022
Local de realização: região do Pico dos Marins, cordilheira da Serra da Mantiqueira
Responsáveis: Hisaías de Souza Almeida (Coordenador) e Tania Aparecida de Souza Barbosa (Coordenadora Adjunta)
Resumo
O bioma Atlântico abriga grande quantidade de espécies exclusivas (endêmicas) e a maior parte da população humana do sudeste brasileiro. Trata-se de um bioma protegido por lei ambiental específica (Lei de Nº 11.428, de 22 de dezembro e 2006), dada a sua atual condição de degradação e relevância biológica e social. Embora amplamente conhecida, a degradação da Floresta Atlântica ainda é um problema atual, e parte deste paradigma pode ser atribuído à perda de percepção quanto a relevância dos elementos bióticos e abióticos pela sociedade, que se torna cada vez mais urbanizada e distante da fauna e flora que a rodeia. Neste sentido, envolver a população com o conhecimento a respeito da flora do ambiente que tiveram contato pode ser um elemento chave para ações de conservação e planejamento ambiental. Neste contexto, a Serra da Mantiqueira constitui um importante ponto de partida para ações de disseminação de conhecimento biológico, dada a sua relevância biológica e o seu potencial turístico. Este projeto objetiva disseminar conhecimentos científicos sobre a flora da Mantiqueira, que ocorrem na vegetação circunvizinha de Itajubá. Para alcançar este objetivo pretende-se atuar em duas frentes principais: a) Contribuir para a disseminação de conhecimento científico sobre a flora da Serra da Mantiqueira, por meio de uma coleção botânica definitiva de exsicatas (plantas preservadas), que permitirá o contato direto da população local e acadêmica com espécies da região; e b) Produção e divulgação de material didático digital para alunos do ensino básico e fundamental. A coleção botânica será realizada por meio da coleta de espécimes em estágio reprodutivo, em uma trilha pré-estabelecida nos limites do município de Delfim Moreira, que após coletada será identificada e devidamente preservada. A divulgação por sua vez, será feita por meio de exposições da coleção botânica, de livretos montessorianos feitos a partir dos dados coletados e amplamente disponibilizados em formato digital. Como apoio a estas iniciativas, serão feitas postagens em site e redes sociais do projeto TrilhaZ. Todos os trabalhos serão desenvolvidos com foco na extensão e subsidiada pelo ensino e pela pesquisa, de modo que todo o ciclo de execução perdure pelo período de nove meses. Para cumprimento deste trabalho, torna-se necessária uma equipe composta por professores, técnicos e alunos voluntários e bolsistas da UNIFEI. Além disso faz parte da equipe executora, pesquisadores convidados da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Universidade de São Paulo – USP e também EMBI Montessori School. Em suma, todo este esforço resultará na formação em extensão de alunos da UNIFEI, em exposição de exposição de espécimes de plantas da região, na divulgação de material didático para escolas do município e em trabalhos científicos a serem submetidos em eventos e periódicos indexados.
Legenda...
Legenda...
Resultados Preliminares
Conforme previsto no Plano de Ação, o projeto foi executado com a divisão administrativa de 5 fases e 5 ações permanentes, as quais aconteceram ao longo de 9 meses de trabalho. Abaixo, seguem as descrições de cada uma delas:
Fase 1 - Atividades Remotas
Período de Execução: 9 meses (abril a dezembro)
Iniciamos esta fase com reuniões da equipe de trabalho para definição de atribuições e prazos. Executamos o processo seletivo para contratação de dois bolsistas seguindo os devidos procedimentos administrativos via edital público, conforme a Norma de Bolsa de Extensão da Unifei.
Planejamento logístico...
Contraração de bolsistas...
Fase 2 – Coleta de Dados em Campo
Período de Execução: 2 meses (junho e julho)
Fase 3 - Análise de Dados e Produção de Conteúdo
Período de Execução: 8 meses (maio a dezembro)
Identificação das Espécies.
Produção de Conteúdo de Divulgação e Relatórios...
Fase 4 - Divulgação
Período de Execução: 5 meses (agosto a dezembro)
Planejamento e execução do evento "Exposição Botânica".
Legenda...
Legenda...
Equipe
Nossa equipe conta com profissionais pertencentes ao quadro de servidores da
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), altamente qualificados em suas áreas de atuação,
além da participação de bolsistas de extensão universitária, colaboradores convidados e voluntários.
Tania Aparecida Souza Barbosa - Coordenadora Adjunta
Técnica de Laboratório na Universidade Federal de Itajubá, Bióloga, Especialista em Solos e Meio Ambiente, Mestra em Engenharia de Energia, Colaboradora do TrilhaZ, neste projeto atua na Coordenação Geral e no Laboratório de Botânica.
Currículo
Contato
Galeria: Flora da Mantiqueira
Flor 2 | Trilhaz 2 | Trilhaz 3 |
---|---|---|
Trilhaz 6 | Trilhaz 5 | 2021-03-14 - Trilha 3 |