top of page
Pico dos Marins - Subida Final.jpg

Linha 7

Objetivo geral: promover uma gestão esportiva profissional de trilhas e percursos ecológicos com embasamento na administração científica e na educação física.

Coordenador: Rafael de Paiva Pereira Thiers Vieira

Foto - Rafael Vieira - Informal.jpg
Currículo
Contato

Orientação técnica - Pico dos Marins.

TrilhaZ - Logo Branco Transparente PNG.p

Gestão Esportiva

Resumo: há tempos a ciência reconhece os benefícios da prática regular de atividades físico-esportivas na vida das pessoas. Sabe-se, ainda, que tais benefícios são aprimorados quando essas atividades ocorrem em meio natural. No momento atual, as atividades físico-esportivas ao ar livre estão em ascensão tanto pela estruturação do ecoturismo, quanto pelos efeitos pandêmicos do isolamento social. Entretanto, essas atividades precisam de manejos que considerem a sustentabilidade ambiental e a gestão de riscos para que perdurem com benefícios ambientais, econômicos e sociais. Neste sentido, as ações desse projeto visam promover uma gestão profissional de trilhas ecológicas, com embasamento na administração científica e na educação física, fornecendo: subsídio aos gestores municipais (públicos e privados) com informações, propostas e software para gestão de riscos e exploração empreendedora do ecoturismo nas trilhas da região; e orientação à prática de atividades ao ar livre, especificamente atividades em trilhas ecológicas, à população local e visitantes (turistas).

Sinalização em rocha - Pico dos Marins.

Trecho de subida técnica - Pico dos Marins.

Resultados preliminares (Trilha em Delfim Moreira - MG): foram realizadas expedições de campo para vivência prática, observação e registro de dados da trilha para embasamento dos estudos sobre a gestão de riscos e a gestão esportiva específicos para o percurso analisado.

Procedeu-se com a análise documental sobre as características encontradas ao longo do percurso, as quais contribuem para a gestão de riscos e viabilizam a classificação do percurso segundo norma ABNT NBR 15505-2: tipo de solo; presença e qualidade dos recursos hídricos; dados de geoprocessamento (percurso, distâncias, altimetria, etc.); dados da flora; dados da fauna; grau de esforço físico; e contexto local.

bottom of page