top of page

Discentes da Unifei fazem apresentações no Programa Escola Aberta e 20° Semana Nacional de Ciência


Outubro foi um mês intenso e de muito aprendizado para o TrilhaZ. O grupo realizou diversas ações de extensão e participou de muitos eventos. Ao mesmo tempo em que o cronograma de missões de campo e os trabalhos de laboratório seguiam, o grupo participou de vários eventos destinados ao público infantil junto às escolas públicas e prefeitura municipal.

Nos dias 12 e 13 de outubro houve apresentações simultâneas de projetos em escolas municipais da cidade de Itajubá. Para contribuir com a comemoração do dia das crianças, foram destinados espaços ao TrilhaZ para estimular a curiosidade e incentivar o conhecimento nas escolas municipais Padre Donato (Bairro Santa Rosa) e Francisco Pereira Coutinho - CAIC (Bairro Novo Horizonte).




Nas fotos, Paulo Junior e Davi Meloni representam os projetos do TrilhaZ na Escola Municipal Francisco Pereira Coutinho - CAIC (Bairro Novo Horizonte). O estande recebeu a visita aproximada de 200 crianças ao longo do dia 12 de outubro.


O grupo atendeu o convite feito pela Pró-Reitoria de Extensão da Unifei, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itajubá, responsável pela execução do Programa Escola Aberta, que ofereceu uma série de atividades na semana do dia das crianças, com grande adesão de familiares e comunidade externa.



Estudantes Alex Silveira e Maria Eduarda Ramalho junto a maquete em 3D do Maciço Rochoso dos Marins e exemplares de avifauna noturna da região do Sul de Minas, apresentados na E.M.Padre Donato

Na semana seguinte, entre os dias 24 e 26 de outubro, o Teatro Municipal Christiane Riêra serviu de palco para a 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no município de Itajubá. Com o intuito de divulgar a ciência para o desenvolvimento sustentável, a prefeitura local, juntamente com o apoio da PROEX Unifei, FACESM, Colégio Fepi, FMIT, FWG Itajubá e Laboratório Nacional de Astrofísica, realizaram atividades com o objetivo de aproximar o público ao tema.

A ação contou com a participação de vários projetos de extensão, bem como experimentos científicos, planetário e telescópios. A fim de contribuir com a proposta de fazer com que as crianças e visitantes adentrassem o mundo da Ciência e Tecnologia por meio do meio ambiente, em ambos os dias, o TrilhaZ marcou presença e fez sucesso junto aos professores e estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas locais.


O engajamento dos estudantes vinculados ao projeto contou com incentivo da Pró-Reitoria de Graduação da Unifei. Após essas duas semanas de programação intensa junto à comunidade itajubense, o TrilhaZ deixou sua marca registrada no evento e em muitos corações. A equipe espera poder reencontrar o público em oportunidades futuras e incrementar, ainda mais, trocas como essa com as escolas de nosso município e região.


Notícia por: Carolina Bueno

Revisão: Paulo Nunes.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page