top of page

Extensão Universitária em Duas Rodas: TrilhaZ Resgata Histórias do Bairro Rio Manso

No dia 12 de outubro de 2023, o projeto ‘Histórias Noturnas: memória oral e territorialidades rurais em bicicleta”, parte do grupo extensionista TrilhaZ, realizou uma incursão ciclística na comunidade de São José do Rio Manso, distrito rural da cidade de Itajubá-MG. A missão teve por objetivo, realizar entrevistas com a população, em especial, os moradores mais velhos, sobre histórias relacionadas à noite.

A jornada começou com a saída da equipe da Universidade Federal de Itajubá, às 7 horas, em direção ao bairro - um percurso de cerca de 20 km. A estrada de terra que liga o perímetro urbano ao bairro, margeando o rio Lourenço Velho, proporciona uma experiência única. Após contemplar paisagens incríveis, a chegada ocorreu por volta das 10 horas ao destino.

No bairro, a equipe foi recebida de braços abertos pelos moradores, que foram bastante receptivos e estavam cheios de histórias para contar. Como a incursão foi realizada no dia 12 de outubro, feriado nacional, a comunidade estava reunida para celebração religiosa e festejo em comemoração ao dia das crianças, com brincadeiras, comidas e música. O evento público facilitou a aproximação dos integrantes do TrilhaZ no local, com a mediação da moradora Dorothéia Maria da Silva e Souza.



Estudantes Gustavo Bustamante e Pamela Félix realizam entrevista com moradores do bairro.

As entrevistas revelaram acontecimentos marcantes no bairro e histórias de família; e também resgatou memórias de tempos passados, a exemplo de festas que ocorriam no pedaço, lendas locais e tradições que davam vida às noites na comunidade.


Equipe do Projeto “Histórias Noturnas” reunida na Ponte da Vitória, sobre o Rio Lourenço Velho, local emblemático do bairro.

Os integrantes do projeto estão, atualmente, em fase de transcrição e tratamento dos dados recolhidos, os quais farão parte de um E-book que reunirá histórias da população rural de nosso município. Em missões anteriores, também em bicicleta, os membros do projeto já haviam visitado os bairros rurais da Capetinga e da Água Limpa, este último no município de Delfim Moreira.

O projeto tem sido desenvolvido desde abril de 2023 e seguirá documentando histórias e aproximando universidade e comunidade externa. Fique atento para mais atualizações sobre esta e outras ações do TrilhaZ. Juntos, podemos criar ações transformadoras com base nos três pilares do grupo: meio ambiente, educação, cultura e turismo sustentável.


Notícia por: Luiz Gustavo de Oliveira

Revisão: Paulo Nunes


16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page