top of page

Projeto "Cultura e Meio Ambiente nos Meandros do Alto Sapucaí" executa expedição em canoata

O projeto de extensão "Cultura e Meio Ambiente nos Meandros do Alto Sapucaí", apoiado pelo grupo TrilhaZ, realizou, nos dias 25 e 26 de junho, uma canoata entre as cidades de Itajubá e Santa Rita do Sapucaí, situadas no sul de Minas Gerais, para coletar dados sobre o rio Sapucaí.

Equipe em missão no trecho do Rio Sapucaí próximo ao distrito de Olegário Maciel, Piranguinho-MG.

Fotografia: Rafael Vieira.


No sábado (25/06), primeiro dia da saída de campo, a equipe percorreu o trecho situado entre as cidades de Itajubá e Piranguinho, remando cerca de 22 km rio adentro. Já no segundo dia, domingo (26/06), a distância total percorrida foi de 30 km, indo de Olegário Maciel, distrito de Piranguinho, até o centro da cidade de Santa Rita do Sapucaí.


A missão teve como objetivo realizar um levantamento da fauna presente ao longo do trecho, para diagnóstico da diversidade e da frequência das espécies, assim como localizar pontos de questões socioambientais sensíveis, através do mapeamento de locais com lançamento de esgoto doméstico e industrial e pontos de dragagem ao longo do leito do rio, os quais aparecem associados com problemas de poluição, processos erosivos e outros mais.


Características relacionadas aos aspectos culturais também foram estudadas, a partir da descrição de costumes, práticas de lazer e edificações no entorno do rio. Todo o material coletado será triado pelo projeto para a criação de uma cartilha didática destinada ao público geral. Os dados serão publicados, também, em revistas e congressos acadêmicos e, em breve, estarão disponíveis para consulta preliminar na aba específica do projeto no website do TrilhaZ (clique aqui).


Para o levantamento destas informações participaram profissionais e estudantes de diferentes áreas de atuação. Coordenados e orientados por Rafael Vieira, educador físico especialista em sobrevivência na selva e primeiros socorros, a equipe profissional também foi composta pelos professores Paulo Nunes, Thiago Vernaschi e Marcela Agudo, todos docentes na Universidade Federal de Itajubá. Participaram da missão, também, Karlla Barbosa, bióloga e pós-doutoranda no programa de Biodiversidade da Universidade Estadual Paulista, em Rio Claro - SP, e os graduandos em Licenciatura em Ciências Biológicas da Unifei, Carolina de Toledo e Jean Stefano.

Término da missão com a chegada da equipe em Santa Rita do Sapucaí-MG.

Fotografia: Karlla Barbosa.


Acesse nossas redes sociais para conferir a cobertura completa de fotos, vídeos e informações detalhadas do projeto (clique aqui).

40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page