top of page

TrilhaZ executa 1ª trilha em Delfim Moreira - MG

Atualizado: 27 de set. de 2021

Com o fim das fases de coleta de dados e análises, iniciam-se as propostas de intervenção e geração de conhecimento.



Trata-se de um percurso de travessia de 7,9 km (considerando somente ida) que vai das Cachoeiras da Boa Esperança até o Mirante do Balanço Infinito, passando pelas Ruínas do Sanatório São Francisco.


Após várias expedições coletando dados e amostras, realizando medições, entrevistas e reuniões, o TrilhaZ iniciou a fase de proposição de intervenções e geração de conhecimento em suas diversas áreas temáticas de atuação:


Projeto 01 - Qualidade de ambientes com ênfase em solo e água

Amostras de solo e água foram coletados em pontos estratégicos ao longo do percurso da trilha estudada e servem como embasamento para classificação da trilha e para informações que constarão nas placas do percurso.


Projeto 02 - Geoprocessamento como ferramenta para conhecimento do meio físico

O percurso estudado foi mapeado com recursos de geoprocessamento e os resultados permitem compor mapas que estarão nas placas informativas sobre a trilha. Além disso, dados relacionados às distâncias e desníveis são essenciais à classificação da trilha.


Projeto 03 - Percepção botânica como pilar para o desenvolvimento sustentável

Amostras florísticas encontradas ao longo do percurso permitiram conhecer a vegetação presente na região da trilha estudada, além de embasar a classificação do estágio sucessional em que se encontra o trecho pesquisado.


Projeto 04 - Observação de aves como estratégia para a conservação da biodiversidade

O reconhecimento da avifauna regional a partir da observação possibilitou conhecer as espécies presentes na trilha. As imagens coletadas serão utilizadas como ferramenta de reconexão ambiental e para sensibilização da necessidade de conservação da biodiversidade.


Projeto 05 - Gestão esportiva de trilhas ecológicas

As expedições foram acompanhadas para mitigação de riscos e auxílio de primeiros socorros em caso de necessidade. O gerenciamento de riscos foi executado ao longo do percurso, resultando em proposta de intervenções entregue na forma de projeto executivo. Em ação conjunta com os outros subprojetos, a trilha foi classificada de acordo com a norma ABNT NBR 15505-2 de 2019; e uma proposta de sinalização foi entregue, também na forma de projeto executivo.


Projeto 06 - Educação socioambiental

Foram investigadas ações socioambientais na região da trilha e, a partir dessa investigação, minicursos de educação ambiental contextualizados à realidade e ao histórico local estão sendo propostos para execução.


Projeto 07 - Cultura popular e salvaguarda patrimonial em trilhas na natureza

Entrevistas foram realizadas com moradores da região; documentos foram analisados; e o patrimônio material foi observado e catalogado; tudo em busca de preservar a cultura local ao resgatar o patrimônio material e imaterial da área adjacente à trilha estudada. O resultado comporá um banco de dados específico dessa trilha. Informações e dados relevantes estarão nas placas ao longo do percurso.


Agora, enquanto os resultados são gerados em cada área de atuação do TrilhaZ, estamos trabalhando em conjunto com a Prefeitura Municipal de Delfim Moreira para confecção e instalação das placas que sinalizarão o percurso e trarão muita informação para todos que tiverem o prazer de percorrer esta trilha.

60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page