top of page

Simbiose nos Marins

TrilhaZ - Logo Branco Transparente PNG.p

Projeto 2: Simbiose nos Marins

Período: 01/04/2022 a 31/12/2022

Local de realização: Pico dos Marins, cordilheira da Serra da Mantiqueira, Cruzeiro/Piquete-SP.

Responsáveis: Rogério Melloni (Coordenador) e Nívea Adriana Dias Pons (Coordenadora Adjunta)

Resumo

A cadeia montanhosa do Pico dos Marins faz parte da Serra da Mantiqueira, e está localizada entre os municípios de Cruzeiro e Piquete no Estado de São Paulo, e Marmelópolis, no Estado de Minas Gerais, com altitude chegando a 2.420,7 m, clima tropical de altitude (Cwa) e vegetação arbustiva, herbácea e arbórea, sendo classificada como Floresta Ombrófila Densa, pertencente ao bioma da Mata Atlântica. O local tem sido considerado de grande importância ao ecoturismo, especificamente, pela beleza de suas trilhas e ambiente montanhoso. No entanto, em função da frequência descontrolada de turistas, muitos dos quais despreparados e sem conscientização ambiental, tem aumentando a fragilidade do ambiente, principalmente pelas ações agressivas dirigidas às plantas, animais e ao solo. Especificamente, as plantas, muitas delas de ocorrência endêmica, ou seja, somente neste ambiente, desempenham importante papel na proteção física da pequena camada superficial de solo contra processos erosivos, na manutenção de organismos do solo responsáveis pelo seu funcionamento e na sobrevivência de aves. Assim, deve haver uma forte relação entre plantas-microrganismos-aves, aqui denominada de simbiose ou associação, fundamental para a cadeia ecológica da região, e pouco ou insuficientemente estudada pela comunidade acadêmica. Considerando essa simbiose em nível micro e macroscópico, está sendo proposto um projeto de extensão universitária pelo Grupo TrilhaZ, da Unifei, a ser conduzido em 9 meses (abril a dezembro de 2022), com recursos advindos do EDITAL N° 01/2022/UNIFEI/PROEX, da Linha temática n. 4 - Meio Ambiente e Recursos Naturais. A equipe é composta por servidores técnicos, docentes, discentes e pesquisadores convidados, além de bolsistas de extensão, abordando aspectos de ensino com a aplicação do propósito e conhecimentos gerados em várias disciplinas da graduação, de pesquisa com a geração de mapas temáticos, diagnóstico local e trabalho de conclusão de curso, e de extensão com a geração de guias ambientais digitais e proposta de curso on-line para profissionais e simpatizantes ligados ao turismo e meio ambiente, interessados no tema de preservação ambiental da referida região. 

Produto Final

Versão digital para download (clique aqui)

 

Marins 2 de costas cume.jpg

Cume do Pico dos Marins

marins ao longe.jpg

Pico dos Marins.

Cartilha Simbiose Capa.jpg

Resultados Preliminares

Conforme previsto no Plano de Ação, o projeto foi executado com a divisão administrativa de 5 fases e 5 ações permanentes, as quais aconteceram ao longo de 9 meses de trabalho. Abaixo, seguem as descrições de cada uma delas:

Fase 1 - Parte Remota

 

Período de Execução: 3 meses (abril a junho)

Iniciamos esta fase com reuniões da equipe de trabalho para definição de atribuições e prazos. O processo seletivo foi executado para contratação de dois bolsistas, seguindo os devidos procedimentos administrativos via edital público, conforme a Norma de Bolsa de Extensão da Unifei.

Nesta fase, também, estão sendo feitas buscas e pesquisas de material bibliográfico digital para entendimento do processo de formação de simbioses em regiões montanhosas. Este material a ser gerado contribuirá para a construção dos textos a serem aplicados em um dos produtos finais pretendidos: cartilha digital sobre a região dos Marins, a qual envolverá sua caracterização física, mapeamento, localização e qualidade de nascentes, estudos de formação de simbiose entre fungos e plantas, previsões climáticas e estudo de estrelas e constelações.

A construção de mapas temáticos, importantes na caracterização do ambiente de estudo, terá início nessa fase de pesquisa.

Fase 2 – Parte Presencial

 

Período de Execução: 6 meses (maio a outubro)

 

MISSÕES 1, 2 e 3 (ajustes metodológicos em áreas similares, reconhecimento da área de estudo, coleta de amostras de solo e plantas, estudo celeste, análises de laboratório).

 

Com os conhecimentos gerados em trilhas ecológicas complementares (como a de Delfim Moreira – MG), metodologias serão aplicadas na trilha da região dos Marins.

Nessas missões, estão sendo planejadas:

a) conferência de mapas temáticos em condições de campo, com localização da trilha de estudo, nascentes e pontos de estudo das simbioses entre plantas e fungos;

b) amostragem de água de nascentes para estudo da qualidade microbiológica, visando garantir o acesso de trilheiros à água analisada quanto à sua potabilidade;

c) amostragem de solo e plantas de ambientes rochosos, para análises laboratoriais importantes e confirmação (ou não) de ocorrência de simbioses na região de estudo;

d) identificação e estudo, in situ, de corpos celestes; geração de imagens e vídeos para construção de material digital, a ser divulgado, na fase final, entre profissionais/professores/interessados no tema deste projeto.

Fase 3 - Geração de Material de Divulgação

 

Período de Execução: 2 meses (novembro e dezembro)

 

Com os resultados obtidos nas fases anteriores, estudos, mapas, previsões, imagens e vídeos comporão uma cartilha digital de divulgação, além da proposta de planejamento de um curso on-line, a ser aplicado a profissionais e interessados no tema de estudo.

TrilhaZ - Logo Quadrado Fundo Branco JPG.jpg

legenda...

TrilhaZ - Logo Quadrado Fundo Branco JPG.jpg

legenda...

simbolo_VOLUME.png

UNIFEI

Equipe

Nossa equipe conta com profissionais pertencentes ao quadro de servidores da

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), altamente qualificados em suas áreas de atuação,

além da participação de bolsistas de extensão universitária, colaboradores convidados e voluntários.

Foto - Rogerio Melloni.jpg

Rogerio Melloni - Coordenador

Docente na Universidade Federal de Itajubá, Engenheiro Agrônomo, Especialista em avaliação de Áreas Degradadas e Microbiologia Ambiental, Mestre em Solos e Nutrição de Plantas, Doutor em Agronomia, Cofundador do TrilhaZ, neste projeto atua no Diagnóstico Ambiental utilizando atributos de Solo e Flora.

Currículo
Contato
Foto - Nívea Adriana Dias Pons.jpeg

Nívea Adriana Dias Pons - Coordenadora Adjunta

Docente na Universidade Federal de Itajubá, Engenheira Civil, Mestra em Engenharia Urbana, Doutora em Geotecnia, Colaboradora do TrilhaZ, neste projeto atua na Elaboração de Mapas de Interesse utilizando o Sistema de Informação Geográfica (SIG).

Currículo
Contato
TrilhaZ - Logo Quadrado Fundo Branco JPG.jpg

André Luiz Vieira Barouch - Colaborador

Técnico de Laboratório na Universidade Federal de Itajubá, Colaborador do TrilhaZ, neste projeto atua na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Geomática.

Currículo
Contato
paulo s marques.gif

Paulo Sérgio Marques - Colaborador

Técnico de Laboratório na Universidade Federal de Itajubá, Técnico em Química, Colaborador do TrilhaZ, neste projeto atua com Microbiologia do Solo, do Ar e da Água.

Currículo
Contato
WhatsApp Image 2022-06-02 at 19.26.41 - Eduardo Maciel.jpeg

Eduardo Maciel dos Santos - Colaborador

Graduando em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de  Itajubá, Colaborador Bolsista do TrilhaZ, neste projeto atua na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Geoprocessmento.

Currículo
Contato
felipe d.jpg

Felipe de Andrade Drumond - Colaborador

Graduando em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Itajubá, Colaborador Bolsista do TrilhaZ, neste projeto atua na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Educação Ambiental.

Currículo
Contato
alexander.gif

Alexander Lisboa Silveira - Colaborador

Graduando em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Itajubá, Colaborador Voluntário do TrilhaZ, neste projeto atua na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Pesquisa de Campo para Educação Ambiental.

Currículo
Contato
Ícaro Meidem.jpg

Ícaro Meidem Silva - Colaborador

Graduando em Física na Universidade Federal de Itajubá, Colaborador Voluntário do TrilhaZ, neste projeto atua na área de Astronomia, com ênfase em Divulgação Científica.

Currículo
Contato
Isabela.gif

Isabela Carolina Mota - Colaboradora

Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Itajubá, Colaboradora Voluntária do TrilhaZ, neste projeto atua na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Educação Ambiental.

Currículo
Contato
Jean.jpg

Jean Stefano Gabriel - Colaborador

Graduando em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Itajubá, Colaborador Voluntário do TrilhaZ, neste projeto atua na área de Ciências Biológicas, com ênfase em Divulgação Científica.

Currículo
Contato
Laila.gif

Laila Beatriz Leite Andrade - Colaboradora

Graduanda em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Itajubá, Colaboradora Voluntária do TrilhaZ, neste projeto atua na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Microbiologia e Qualidade do Solo.

Currículo
Contato
thais.jpg

Thaís Aparecida Cortez Pinto - Colaboradora

Mestranda em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Itajubá, Graduada em Ciências Atmosféricas, Colaboradora Voluntária do TrilhaZ, neste projeto atua com Pesquisa e Divulgação Científica.

Currículo
Contato

Galeria: Simbiose nos Marins

marins ao longe

marins ao longe

marins Sol entre mato

marins Sol entre mato

Marins Sol nascente 2

Marins Sol nascente 2

Marins sinalização

Marins sinalização

Marins sinalização subida

Marins sinalização subida

Marins platô pedra

Marins platô pedra

Marins subida final

Marins subida final

Marins cume 2

Marins cume 2

Marins cume 3

Marins cume 3

Marins cume

Marins cume

Marins 2 de costas cume

Marins 2 de costas cume

bottom of page