Projeto 6: Histórias Noturnas: memória oral e territorialidades rurais em bicicleta
Período: 01/05/2023 a 31/12/2023
Local de realização: Itajubá e Bairros Rurais (Capetinga, Rio Mando e Água Limpa).
Responsáveis: Paulo Nunes e Márcia de Souza Luz Freitas.
Resumo
Visando desenvolver ações de preservação do patrimônio imaterial e intangível, o projeto teve por objetivo principal conduzir o resgate de memória oral em bairros rurais limítrofes ao perímetro urbano de Itajubá. Com o enquadramento temático inicial depositado sobre histórias de vida relacionadas à noite, a abordagem teve como pano de fundo teórico o pensamento decolonial, e a cultura percebida como algo comum. As saídas a campo foram acessadas em bicicleta, visando aproximar os participantes do projeto com o território em si, com base nos princípios da educação ambiental crítica. Ao longo dos 8 meses de atividade foram executadas 5 fases de ação. Fase 1 - Processo Seletivo e delineamento geral do projeto; Fase 2 - Aproximação com o campo e definição de rotas; Fase 3 - Incursões em bicicleta; Fase 4 - Curadoria dos dados e, finalmente, Fase 5 - Diagramação do Ebook. O grupo planeja futuramente realizar 2 publicações acadêmicas (1 artigo e 1 apresentação oral em evento científico), a serem divulgadas em momento oportuno. Salientamos ainda que houve a participação dos bolsistas e estudantes voluntários na disciplina de graduação EDU012 (Cultura e Território I), além da oferta de uma Oficina de Mecânica Básica de bicicleta aberta para toda a comunidade. Todas estas ações estão divulgação neste website e redes sociais por projeto. Em complementação, sugerimos a leitura da notícia postada neste link (clique aqui).
Produto Final
Ainda está em elaboração o folder com informações sobre a trilha e a diversidade de insetos e fungos bioluminescentes e aves noturnas que podem ser encontradas ao longo de seu percurso.
Resultados Preliminares
Fase 1 - Processo Seletivo e delineamento geral do projeto
Período de execução: Maio de 2023
Inicialmente houve o processo seletivo para a contratação de 3 bolsistas via edital público, conforme modelo de seleção definido na Norma de Bolsa de Extensão da Unifei. Posteriormente, a equipe organizou uma avaliação prática de ciclismo, medidas de segurança e noções de primeiros socorros e mecânica básica de bicicleta (com o apoio técnico de especialistas do Grupo TrilhaZ), para os integrantes da equipe.
Fase 2 - Aproximação com o campo e definição de rotas
Período de execução: Junho a Agosto de 2023
Nesta fase foi estabelecido contato com a prática ciclística em si e visita preliminar a um dos bairros escolhidos (Capetinga). Esta fase contou, também, com informações de bens materiais e patrimônios materiais e imateriais que já estejam catalogados pelo Conselho de Patrimônio Histórico do Município. Foram eleitos os percursos a serem percorridos em bicicleta pelo projeto e executado um encontro virtual de capacitação metodológica sobre entrevista com populações rurais.
Fase 3 - Incursões em Bicicleta
Período de execução: Julho a Outubro de 2023
Com a definição das rotas, a equipe do projeto fex as incursões em bicicleta até os bairros foco das atividades, preferencialmente. A princípio, previa-se saídas sempre no período noturno, mas na prática vimos que elas precisariam acontecer também durante o dia, desviando-nos do desenho inicial pensado para o projeto. As atividades aconteceram em zonas a uma distância entre 6km e 20km do centro da cidade, nos Bairros Capetinga, Rio Manso e Água Limpa, por configurarem-se como áreas privilegiadas de abrangência do projeto. Esse último pertence ao município de Delfim Moreira.
Fase 4 - Curadoria dos dados
Período de execução: Outubro e Novembro de 2023
Nesta fase foi feita a transcrição das entrevistas semi-estruturadas, bem como o tratamento de fotos e o planejamento de notícia de divulgação.
Fase 5 - Sarau de histórias noturnas
Período de execução: Novembro
Nessa fase final foi feita a montagem de um E-Book contendo as memórias das pessoas entrevistadas, com apresentação, prefácio e outros três capítulos escritos pela equipe do projeto. Para lá dos registros em áudio e texto escrito, a equipe se encarregou de fazer, também, o registro de imagens em fotografia e vídeo do territórios foco de nossas ações, com o devido consentimento por parte dos moradores entrevistados.
Equipe
Nossa equipe conta com profissionais pertencentes ao quadro de servidores da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), altamente qualificados em suas áreas de atuação, além da participação de discentes voluntários de extensão universitária e colaboradores convidados.
PAULO CEZAR NUNES JUNIOR - Coordenador
Docente na Universidade Federal de Itajubá, Especialista na área de Estudos Culturais em interface com a Educação. Licenciado em Educação Física, Mestre em Lazer e Sociedade, Doutor em Sociologia, Co Fundador e Idealizador do TrilhaZ.
MÁRCIA DE SOUZA LUZ FREITAS - Coordenadora Adjunta
Docente na Universidade Federal de Itajubá, Especialista em Literatura Brasileira e em Metodologia de Ensino de Português como Língua Estrangeira, Mestra em Educação - Ensino Superior, Doutora em Letras - Filologia e Língua Portuguesa.
NÍVEA ADRIANA PONS - Colaboradora
Docente na Universidade Federal de Itajubá, Engenheira Civil, Mestra em Engenharia Urbana, Doutora em Geotecnia, Colaboradora do TrilhaZ, neste projeto atua na Elaboração de Mapas de Interesse utilizando o Sistema de Informação Geográfica (SIG).
PÂMELA CÂNDIDO FÉLIX - Estudante voluntária
ALEXANDER LISBÔA SILVEIRA - Estudante voluntário
Graduando em Engenharia Ambiental na Universidade Federal de Itajubá, Colaborador Voluntário do TrilhaZ, neste projeto atua na área de Engenharia Ambiental e especialista em atividade de ciclismo.
CAMILA MIDORI MOREIRA - Colaboradora Externa
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas, Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário no INCRA, onde trabalha com a titulação de comunidades quilombolas.
PAMELA TEIXEIRA RIBEIRO - Colaboradora
Doutora e Mestra em Letras pela Universidade de São Paulo, Servidora técnico-administrativa na Universidade Federal de Itajubá e colaboradora do Trilhaz, atuou no projeto com a elaboração de textos para o e-book.
GUSTAVO TEODORO BUSTAMANTE - Estudante voluntário
GABRIEL HENRIQUE DOS SANTOS - Estudante voluntário
LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA - Estudante voluntário
MARIA VITÓRIA DE PAULA COSTA - Estudante voluntária
MARIA EDUARDA CELESTE RAMALHO - Estudante bolsista
Foto ilustrativa demonstrando aplicações das orientações apresentadas na oficina de mecânica básica de bicicleta nas incursões ciclísticas realizadas
Registro da oficina de mecânica básica realizada pelos membros da equipe.